Normas
Nossa empresa cumpre rigorosamente todas as normas exigidas pelos orgãos reguladores de segurança e a qualidade dos nossos produtos e serviços, bem como, dos nossos funcionários.
PCMSO
PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é um programa obrigatório em empresas no Brasil que tem como principal objetivo preservar a saúde dos trabalhadores, prevenir doenças ocupacionais e monitorar as condições de saúde dos funcionários. Instituído pela Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7), o PCMSO é parte do conjunto de medidas do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
Principais funções do PCMSO em uma empresa: Monitoramento de Saúde, Prevenção de Doenças Ocupacionais, Controle e Promoção da Saúde, Registro e Documentação, Apoio ao PPRA e PGR.
O PCMSO é um recurso essencial para garantir a segurança, saúde e qualidade de vida dos colaboradores e reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, contribuindo para uma cultura de prevenção e bem-estar na empresa.
PGR
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é uma exigência legal no Brasil que visa identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho. Ele é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), atualizada pela Portaria SEPRT nº 6.730/2020, e substitui o antigo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
O PGR é essencial para promover a segurança e a saúde dos trabalhadores. Seus principais objetivos e funções na empresa incluem: Identificação de Perigos, Avaliação e Análise de Riscos, Controle e Redução de Riscos, Monitoramento Contínuo, Documentação e Registro, Integração com outros Programas de Saúde e Segurança,
Em resumo, o PGR é uma ferramenta de gestão que busca a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, além de contribuir para a conformidade legal da empresa em relação à segurança do trabalho.
L.T.C.A.T
LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO
O Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) é um documento importante dentro das empresas, utilizado principalmente para avaliar e registrar as condições ambientais de trabalho dos colaboradores. Seu objetivo é identificar, quantificar e qualificar os agentes nocivos (físicos, químicos, biológicos, entre outros) presentes no ambiente de trabalho que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores.
A função principal do LTCAT é auxiliar no reconhecimento de riscos para a saúde ocupacional e servir de base para definir a necessidade de concessão de benefícios como a aposentadoria especial. Este documento é obrigatório para empresas cujas atividades exponham os trabalhadores a agentes prejudiciais à saúde e deve ser elaborado por um profissional habilitado (engenheiro de segurança ou médico do trabalho).
Além de servir para cumprir exigências legais junto à Previdência Social, o LTCAT também contribui para a gestão de saúde e segurança do trabalho, ajudando a empresa a implementar medidas preventivas e corretivas para melhorar as condições de trabalho, reduzindo assim acidentes e doenças ocupacionais.
PMOC
PLANO DE MANUTENÇÃO, OPERAÇÃO E CONTROLE
O PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) é um documento obrigatório que estabelece as diretrizes e procedimentos para a manutenção, operação e controle de sistemas de climatização, como ar-condicionado, em empresas e outros locais de uso coletivo. O objetivo do PMOC é garantir a qualidade do ar interno e preservar a saúde das pessoas que frequentam esses ambientes, reduzindo a presença de agentes contaminantes e prevenindo problemas respiratórios e outras doenças.
Instituído pela Portaria n° 3.523 do Ministério da Saúde e regulamentado pela ANVISA na Resolução RE nº 9/2003, o PMOC é obrigatório para locais com sistemas de climatização com capacidade acima de 60.000 BTUs/h. Ele deve ser elaborado e acompanhado por um profissional qualificado, como engenheiro mecânico ou técnico habilitado.
O plano deve incluir atividades de manutenção preventiva, como a limpeza e troca de filtros, verificação de vazamentos, controle da umidade, entre outros procedimentos. Além de garantir a segurança e a eficiência dos sistemas, o PMOC também evita problemas legais para a empresa, que pode ser penalizada em caso de descumprimento das normas.
ART
ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉNICA
Em contexto empresarial, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é um documento emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para formalizar a responsabilidade técnica de um profissional habilitado sobre uma determinada obra ou serviço técnico. A ART é obrigatória para qualquer serviço de engenharia, agronomia, geologia, geografia ou meteorologia, e sua finalidade é assegurar que as atividades são realizadas por profissionais capacitados, oferecendo segurança e responsabilidade para todas as partes envolvidas.
Esse documento detalha informações sobre o serviço ou projeto, o profissional responsável, a empresa contratante e o local da execução. A ART também funciona como uma forma de registro, permitindo rastrear a autoria técnica de obras e serviços, e serve como uma proteção legal para o profissional, comprovando sua atuação e responsabilidade no projeto. Além disso, facilita o acesso a seguros e outras garantias para o profissional e a empresa.
Reforçamos a importância de seguir rigorosamente as normas e diretrizes estabelecidas para garantir a segurança, a qualidade e a eficiência dos nossos serviços